.png)
IOANNES, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
Ad Perpetuam Memoriam Dei
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
PELA QUAL NOMEAMOS O NUNCIO APOSTOLICO PARA O BRASIL
Ao amado filho Monsenhor Gustavo Oliveira Tagler, eleito Nuncio Apostolico para o Brasil, e a todos os diletos filhos espalhados pelo mundo, saúde e benção no Senhor.
"Como o Pai me enviou, também Eu vos envio.” (Jo 20,21). Chamado a prolongar no tempo a missão de Cristo, o Bom Pastor, como Romano Pontífice, Sucessor de Pedro e Pastor universal da Igreja, exerço a solicitude apostólica por todas as Igrejas, fazendo-me presente, por meio de meus Legados, junto aos povos e às nações nas Igrejas particulares. Estes, revestidos da autoridade pontifícia e animados pela caridade pastoral, são sinal visível da comunhão e instrumento de unidade entre o Sucessor de Pedro e os Pastores do mundo inteiro.
Considerando, pois, a nobre missão que a Sé Apostólica exerce junto à Igreja no Brasil, e a necessidade de prover-lhe um representante que una, em si, prudência, fé íntegra e espírito de diálogo, NOMEAMOS e CONSTITUIMOS como Núncio Apostólico para o Brasil o Reverendíssimo Padre Gustavo Oliveira Tagler, do clero da Diocese de Aparecida, o qual deverá receber a Sagração Episcopal em Roma, por nossas próprias mãos, antes de assumir o ofício que agora lhe é confiado.
Confiamos-lhe, pois, o dever de representar a Sé Apostólica junto àquela amada Nação, de promover as relações entre esta e a Santa Sé, de acompanhar, com paternal zelo, a vida da Igreja no Brasil e de sustentar a comunhão dos seus Pastores com o Sucessor de Pedro. Que em tudo, o novo Núncio seja testemunha da fé, ministro da reconciliação e embaixador da paz de Cristo.
Entregamos este novo eleito ao coração materno da Bem-Aventurada Virgem Maria, Senhora Aparecida, Padroeira e Rainha do Brasil, para que o novo Núncio, sob o seu olhar de ternura, exerça com fidelidade o encargo que lhe é confiado, amando este povo generoso e servindo com lealdade a Santa Igreja. Que Maria, Mãe e Mestra dos Apóstolos, o guarde em todos os caminhos, e o conduza à perfeita imitação de Cristo, Servo e Pastor.
Dado em Roma, aos 16 dias de outubro no ano Jubilar da Esperança de dois mil e vinte e cinco, primeiro do meu pontificado.
+ Ioannes, Pp IV
Pontifex Maximvs