IOANNES, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
Ad Perpetuam Memoriam Dei
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SALVADOR
Ao diletíssimo filho, Dom Miguel Henrique,
eleito Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil, saúde e bençãos apostólicas.
eleito Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil, saúde e bençãos apostólicas.
Confiada por Cristo Nosso Senhor ao apóstolo Pedro e a seus sucessores, a missão de reger a Igreja universal exige que, com prudência e zelo, sejam providos pastores dignos para guiar cada porção do Povo de Deus. Entre estas Igrejas, resplandece com especial honra a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a primeira erigida em terras brasileiras, mãe fecunda de tantas comunidades e raiz de evangelização nesta Nação. Sob o patrocínio de São Francisco Xavier, grande missionário e exemplo de ardor apostólico, esta Sé sempre se destacou pela fidelidade à tradição da Igreja, pela caridade pastoral e pela profunda vida espiritual de seu clero e de seus fiéis.
Agora, tendo-se tornado vacante esta Sé, tornou-se necessário prover-lhe um novo Pastor que, com sabedoria, prudência e espírito de serviço, continue a edificar esta Igreja Particular com zelo e amor, sustentando o rebanho que lhe é confiado e promovendo a comunhão eclesial que deve resplandecer em toda a Igreja de Cristo.
Depois de refletida consideração e ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos, dirigimos nosso olhar ao venerável Irmão Dom Miguel Henrique, que, até então, exercia com fidelidade o ofício de Bispo Auxiliar de Roma, e que, em seu ministério, revelou-se homem de oração, de doutrina sólida, de espírito pastoral e de notável proximidade com o povo de Deus.
Com confiança em sua dedicação à Santa Igreja e à missão que ora lhe confiamos, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS ARCEBISPO METROPOLITANO de SÃO SALVADOR DA BAHIA E PRIMAZ DO BRASIL, com todos os direitos e deveres inerentes a esta dignidade, segundo os sagrados cânones e a tradição viva da Igreja.
Exortamos o novo Arcebispo a conduzir esta Arquidiocese com espírito de verdadeiro Pastor, sendo sempre solícito às necessidades do clero e dos fiéis, governando com prudência e caridade, sem jamais agir por ímpeto ou precipitação, mas com a serenidade e firmeza que nascem da escuta do Espírito Santo.
Que promova com ardor o cuidado pastoral e a formação integral dos sacerdotes, fortalecendo neles o espírito de comunhão e serviço; que valorize os consagrados e consagradas, animando-os na vivência de seus carismas; e que acompanhe o laicato, encorajando-o a testemunhar o Evangelho com fidelidade e coragem no coração do mundo.
Seja, um Pastor segundo o Coração de Cristo: homem de oração constante, voz de esperança para os pobres e aflitos, e sinal de unidade para todo o povo baiano. Que sua vida e ministério reflitam a alegria do Evangelho e a ternura do Bom Pastor.
Pressurosamente providenciarás para que tenham conhecimento desta nomeação o clero e os fiéis da tua Arquidiocese, aos quais exortamos que todos te recebam como seu Pastor com espírito benévolo, e contigo louvem a Deus todo-poderoso, Doador de todos os bens, permanecendo firmes na fé e obedientes aos legítimos pastores. Tomarás posse do teu ofício em solene celebração Eucarística, conforme os ritos da Santa Igreja.
Confiamos o vosso ministério à Santíssima Virgem Maria, Mãe de todos os Sacerdotes. Que Ela interceda junto a Deus para que o vosso coração se una sempre ao Coração de Cristo, o Bom Pastor.
Dado e Passado em Roma, no trigésimo dia do mês Janeiro do ano santo de 2026, primeiro de nosso pontificado.
✠ Ioannes Pp. IV
Pontifex Maximvs
