IOANNES, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
Ad Perpetuam Memoriam Dei
BULA DE NOMEAÇÃO
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SALVADOR E PRIMAZ DO BRASIL
Ao diletíssimo filho, Dom Pedro Augusto Dellarovere Arcoverde,
eleito Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil, saúde e bençãos apostólicas.
eleito Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil, saúde e bençãos apostólicas.
Confiada por Cristo Nosso Senhor ao apóstolo Pedro e a seus sucessores, a missão de reger a Igreja universal exige que, com prudência e zelo, sejam providos pastores dignos para guiar cada porção do Povo de Deus. Entre estas Igrejas, resplandece com especial honra a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a primeira erigida em terras brasileiras, mãe fecunda de tantas comunidades e raiz de evangelização nesta Nação. Sob o patrocínio de São Francisco Xavier, grande missionário e exemplo de ardor apostólico, esta Sé sempre se destacou pela fidelidade à tradição da Igreja, pela caridade pastoral e pela profunda vida espiritual de seu clero e de seus fiéis.
Agora, tendo-se tornado vacante esta Sé, tornou-se necessário prover-lhe um novo Pastor que, com sabedoria, prudência e espírito de serviço, continue a edificar esta Igreja Particular com zelo e amor, sustentando o rebanho que lhe é confiado e promovendo a comunhão eclesial que deve resplandecer em toda a Igreja de Cristo.
Depois de refletida consideração e ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos, dirigimos nosso olhar ao venerável Irmão Dom Pedro Augusto, que, até então, exercia o ofício de "bispo emérito", e que, em seu ministério, revelou-se homem de oração, de doutrina sólida, de espírito pastoral e de notável proximidade com o povo de Deus.
Com confiança em sua dedicação à Santa Igreja e à missão que ora lhe confiamos, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS ARCEBISPO METROPOLITANO de SÃO SALVADOR DA BAHIA E PRIMAZ DO BRASIL, com todos os direitos e deveres inerentes a esta dignidade, segundo os sagrados cânones e a tradição viva da Igreja.
Exortamos o novo Arcebispo a conduzir esta Arquidiocese com espírito de verdadeiro Pastor, sendo sempre solícito às necessidades do clero e dos fiéis, governando com prudência e caridade, sem jamais agir por ímpeto ou precipitação, mas com a serenidade e firmeza que nascem da escuta do Espírito Santo.
Que promova com ardor o cuidado pastoral e a formação integral dos sacerdotes, fortalecendo neles o espírito de comunhão e serviço; que valorize os consagrados e consagradas, animando-os na vivência de seus carismas; e que acompanhe o laicato, encorajando-o a testemunhar o Evangelho com fidelidade e coragem no coração do mundo.
Seja, um Pastor segundo o Coração de Cristo: homem de oração constante, voz de esperança para os pobres e aflitos, e sinal de unidade para todo o povo baiano. Que sua vida e ministério reflitam a alegria do Evangelho e a ternura do Bom Pastor.
Pressurosamente providenciarás para que tenham conhecimento desta nomeação o clero e os fiéis da tua Arquidiocese, aos quais exortamos que todos te recebam como seu Pastor com espírito benévolo, e contigo louvem a Deus todo-poderoso, Doador de todos os bens, permanecendo firmes na fé e obedientes aos legítimos pastores. Tomarás posse do teu ofício em solene celebração Eucarística, conforme os ritos da Santa Igreja.
Confiamos o vosso ministério à Santíssima Virgem Maria, Mãe de todos os Sacerdotes. Que Ela interceda junto a Deus para que o vosso coração se una sempre ao Coração de Cristo, o Bom Pastor.
Dado e Passado em Roma, no vigésimo nono dia do mês Janeiro do ano santo de 2026, primeiro de nosso pontificado.
✠ Ioannes Pp. IV
Pontifex Maximvs
