DICASTERIUM DE CULTU DIVINO ET DISCIPLINA SACRAMENTORUM
DOM GREGORIO GÄNSWEIN
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLOICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA A VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES APOSTÓLICAS
BISPO DIOCESANO DA DIOCESE DE APARECIDA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
A todos que deste lerem, saudações e bênçãos no Senhor!
Consciente do tempo de renovação e discernimento que a Igreja vive sob a condução do Romano Pontífice, e atento às exigências pastorais do nosso tempo, torna-se necessário reforçar os organismos da Santa Sé chamados a custodiar aquilo que é mais sagrado na vida eclesial. Entre eles, ocupa lugar de singular importância o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, ao qual a Igreja confia a nobre missão de promover a reta celebração da Liturgia, garantir a dignidade dos sacramentos e preservar a autenticidade dos ritos sagrados, fonte e ápice da vida cristã.
Neste horizonte de serviço e responsabilidade, reconheço com sincera estima o trabalho daqueles que, até o presente momento, colaboraram com dedicação e zelo neste Dicastério. Seu testemunho silencioso e fiel contribuiu para que o culto prestado a Deus permanecesse digno, ordenado e fecundo para todo o Povo de Deus. Que o Senhor, rico em misericórdia, recompense largamente cada gesto de serviço oferecido à Igreja.
Olhando agora para as tarefas que se apresentam — entre elas o aprofundamento teológico-litúrgico, a preparação de orientações pastorais, o incentivo à formação litúrgica e a promoção de encontros e iniciativas em favor da vida sacramental —, julgo oportuno contar com novos colaboradores, dotados de espírito eclesial, competência e amor à Liturgia.
Assim, eu, Dom Gregório Tavares, Prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, confiando na graça divina e invocando a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e a intercessão de São José, Patrono da Igreja Universal, NOMEIO os seguintes membros para integrarem este Dicastério, segundo as normas estabelecidas pela Santa Sé:
Mons. Antoni Julio, Incardinado a Arquidiocese de Salvador, como Secretário do Dicastério e Membro da comissão de confecção de ritos.
Mons. Paulo Ricardo, Incardinado a Diocese de Aparecida, como Subsecretário da Congregação e Membro da comissão de confecção de ritos.
Dom Miguel Henrique, Incardinado a Diocese de Roma - Membro da comissão de confecção de ritos.
Dom Antônio Carlos, Incardinado a Administração Apostólica de Assis - Membro da comissão de confecção de ritos.
Fr. João Victor, Incardinado a Arquidiocese de Salvador - Membro da comissão de confecção de ritos.
Confio a todos vós a ação vivificante do Espírito Santo, para que, sustentados por sua graça, exerçais as responsabilidades que vos são confiadas com reverência, discernimento e sincero ardor pastoral. Permaneçamos firmemente enraizados em Cristo presente na Santíssima Eucaristia, fonte perene da Liturgia da Igreja, e sejamos guardiões atentos da dignidade do culto oferecido a Deus.
Aos que iniciam agora este serviço, suplico ao Senhor que vos conceda constância, prudência e retidão de coração. Unidos à oração de toda a Igreja, colocamos esta missão nas mãos do Coração de Jesus, confiantes de que Ele conduzirá e fecundará todo o trabalho realizado para a sua maior glória.

