Ademais, contemplando os bons frutos que tu, estimado irmão, produzistes na Arquidiocese de Salvador, cremos que és a pessoa mais indicada para fazer os trabalhos nesta nova missão nas terras fluminenses, a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Portanto, utilizando nossa autoridade apostólica e considerando a orientação do Dicastério para os Bispos, é com imenso prazer que te nomeamos para ocupar a função de bispo prelado da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, atribuindo a ti todas as responsabilidades e obrigações vinculadas a tão nobre incumbência.
Além do que foi posto, desejamos que esta sua missão seja um trabalho que incite ainda mais este exercício contínuo de discernimento e formação que lhe é dado por Cristo. Instigamos-te a sempre, mais e mais, colocar-se com prontidão ao serviço do povo de Deus. Que Maria, primeira cristã, seja exemplo em sua caminhada e interceda por ti ao Senhor da Messe.
Dado e passado em Roma, aos 29 do mês de setembro, do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, ano jubilar de nossa comunidade, primeiro de nosso Pontificado.
Pivs Pp. II
Pontifex Maximvs
