SERVVS SERVORVM DEI
Ad Perpetuam Memoriam Dei
Neste espírito, dirigimos nosso olhar para o venerável irmão Dom Gregório Gänswein, Bispo, que, após ter retornado ao exercício do ministério episcopal, manifesta disponibilidade filial e sincera comunhão com a Sé Apostólica. Reconhecemos nele um pastor marcado pela experiência, pela provação acolhida com fé e pela renovada disposição de servir a Igreja com humildade, fidelidade e zelo apostólico.
Por isso, pela autoridade apostólica que nos foi confiada, criamos e constituímos Cardeal da Santa Igreja Romana o referido Dom Gregório Gänswein, atribuindo-lhe a ordem dos Cardeais Diáconos, e concedendo-lhe a Diaconia di Sancta Agathae in Urbe, em Roma, segundo o uso venerável da Igreja. Ainda que não esteja atualmente à frente de uma Igreja particular, confiamos-lhe esta dignidade para que, unido de modo singular à Igreja de Roma, colabore mais intimamente com o Romano Pontífice no governo e no serviço da Igreja universal.
Concedemos-lhe todos os direitos, deveres, honras e prerrogativas próprios dos Cardeais da Santa Igreja Romana, conforme as normas do direito canônico, exortando-o a perseverar na fidelidade à fé apostólica, a promover a comunhão eclesial e a exercer o ministério que lhe é confiado com espírito de serviço, prudência pastoral e caridade sincera.

