SERVVS SERVORVM DEI
Ad Perpetuam Memoriam Dei
BISPO AUXILIAR DA DIOCESE DE FORTALEZA
eleito bispo auxiliar da Diocese de Fortaleza, saúde e bençãos apostólicas.
A solícita governação da Igreja, que por desígnio da Divina Providência nos compete, impele-nos a prover com especial cuidado as necessidades pastorais das Igrejas particulares, sobretudo daquelas que se destacam como faróis de fé para todo o Povo de Deus.
Com paterno afeto, voltamos o nosso olhar para a amada Diocese de Fortaleza, coração espiritual do Ceará, onde São José manifesta a sua terna predileção. Tendo, ademais, ficado vaga a sé de Bispo Auxiliar na mesma Diocese, acolhendo o pedido do Bispo local, o nosso venerável irmão Francisco José Cardeal Schneide, de lhe conceder um novo colaborador, julgamos necessário prover este ofício.
O nosso pensamento dirigiu-se a ti, amado filho, cujas virtudes sacerdotais, zelo pela sã doutrina e dedicação pastoral na Cúria Romana nos foram devidamente testemunhadas. A tua piedade e o teu amor à Igreja fazem-nos crer que desempenharás com fruto o múnus episcopal como fiel auxiliar.
Portanto, com o parecer do Dicastério para os Bispos, no uso da nossa suprema Potestade Apostólica, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS como Bispo Auxiliar da Diocese de Fortaleza, atribuindo-te, ao mesmo tempo, a Sé titular episcopal de Aelia, com todos os direitos e obrigações que as normas do Código de Direito Canônico preveem para este ofício.
Caber-te-á receber a ordenação episcopal de um Bispo católico, observando as normas litúrgicas, depois de teres feito a profissão de fé e o juramento de fidelidade a Nós e aos Nossos Sucessores, conforme os sagrados cânones.
Exortamos o clero, os religiosos e os fiéis da Diocese de Fortaleza, bem como os inumeráveis peregrinos que acorrem a Catedral de São José, a que te recebam com espírito de fé e te apoiem com suas orações.
Que Nossa Senhora da Assunção, Rainha e Padroeira do Ceará, te cubra com o seu manto e guie teus passos no serviço à Igreja no seu coração.
